Histórico - Biblioteca IEMCI - UFPA

Histórico

            Em 18 de junho de 2009, em cumprimento a decisão do Egrégio Conselho Universitário, o NAPDC/UFPA foi transformado em Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA), tendo como principal objetivo proporcionar o ensino de Graduação e Pós-Graduação, realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação, integrando a tríade ensino-pesquisa-extensão, no seu específico campo científico e técnico, nas modalidades presenciais e a distância.

           O Instituto de Educação Matemática e Cientifica da UFPA desenvolve programas e projetos de pesquisa e extensão com ênfase na compreensão da realidade amazônica e de planos de desenvolvimento da região e do país. Integram o Instituto de Educação Matemática e Científica, na qualidade de subunidades acadêmicas, a Faculdade de Educação em Ciências e Matemáticas e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. § 1º À Divisão Biblioteca Setorial do Instituto, compete:

I - efetuar a normalização das publicações do Instituto, segundo normas emanadas pela UFPA;
II - proceder à organização técnica do acervo da Biblioteca Setorial do Instituto;
III - publicar os Boletins, Anais, Revista Amazônia e outras publicações do Instituto;
IV - organizar e manter atualizado um cadastro de publicações nacionais e estrangeiras na área;
V - manter o banco de dados de registros atualizado junto a SIBI/UFPA.

           Dentro desse contexto, a Biblioteca do IEMCI/UFPA, subordinada administrativamente à Coordenação Geral do instituto, colabora com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica, organizando e preservando a memória e a produção intelectual de seus congregados, além de prover a infra-estrutura documental e promover a disseminação da informação, em prol do desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura.

           A Biblioteca/IEMCI oferece suporte técnico e apoio à pesquisa científica ao corpo docente e discente da Faculdade de Educação em Ciências e Matemáticas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, bem como aos membros dos Grupos de Pesquisa do IEMCI, aos servidores técnico-administrativos e bolsistas do Instituto, aos professores e alunos do Clube de Ciências/IEMCI e a comunidade em geral, no intuito de torná-los usuários autônomos, conscientizando-os de que, usando corretamente os recursos informacionais e os princípios de pesquisa bibliográfica, retornem ao sistema de informação, contribuindo com novas produções do conhecimento. Tendo em vista o alcance desse objetivo, a Biblioteca do IEMCI/UFPA coloca à disposição dos usuários, suas instalações e seu acervo bibliográfico de cerca de 5.221 títulos e 9.651 exemplares de livros, além de folhetos, teses, dissertações e monografias, sendo permitido o empréstimo das obras a todos os 520 usuários devidamente cadastrados em 2016, que têm vínculo direto com o Instituto e, ao público externo, apenas consultar as obras, por questão de segurança e preservação do acervo.
           
           Desde sua implantação, em 1986, a Biblioteca do NPADC/UFPA, atual IEMCI/UFPA, disponibiliza um acervo cuja coleção está constantemente em desenvolvimento, sendo que a doação é a forma de aquisição mais frequente. Por isso, foi essencial estabelecer uma política de seleção criteriosa para evitar que a coleção se transformasse em um agrupamento de documentos desajustados, permitindo assim, o crescimento racional e equilibrado do acervo nas áreas de atuação do Instituto. A infra-estrutura da Biblioteca/IEMCI foi instalada no espaço físico do prédio em área medindo 120 m² com layout assim distribuído: estanterias, cabines de estudos dos usuários, cabines de acesso à internet, sala para processamento técnico e sala de serviço de referência. O horário de funcionamento da biblioteca é de 8h30 às 20h30 de segunda a sexta-feira.

           Devido a grande necessidade de otimização dos serviços e produtos para atender as expectativas informacionais dos usuários, que estão cada vez mais exigentes e ávidos por produtos e serviços informatizados, o serviço de referência da biblioteca tem a finalidade de monitorar e manter em funcionamento os serviços; garantir o livre acesso às estanterias; controlar a consulta de obras de acesso restrito; realizar o cadastro de usuários e atualizar periodicamente a base de dados; efetuar e controlar o empréstimo individual e entre bibliotecas; controlar a devolução, renovação e reserva de material informacional. No início de 2009, a Biblioteca apresentava um quadro que apontava novos desafios de gerência. E, diante deste contexto, tornou-se necessário um desenho de ações que atendesse a essa realidade e aos anseios dos gestores e dos demais usuários da Biblioteca do IEMCI, assim como da comunidade acadêmica em geral.

           A partir da reavaliação do diagnóstico situacional da Biblioteca, apresentado pela bibliotecária, identificou-se pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da Biblioteca, de forma a compreendermos melhor a natureza e as causas dos problemas que continuavam ocorrendo. Baseados no plano de ação pelas bibliotecárias Sílvia Bitar (Diretora da Biblioteca Central) e Samira Prince (Chefe das Bibliotecas Setorias/UFPA), elaborou-se um planejamento estratégico que definiu as ações que foram desenvolvidas na Biblioteca a partir do 2° semestre de 2008. Dentre as ações realizadas, priorizamos a automação do acervo (inserção no Sistema Pergamum). Com a implantação do software Pergamum para gerenciar o banco de dados, tornou-se possível compartilhar dados entre bibliotecas participantes, associando a Biblioteca do IEMCI a uma rede de sistemas integrados, que possibilita o acesso à outros acervos pela utilização de um formato padrão (Marc 21). Assim sendo, desde junho de 2006, com a implantação do Sistema de Registros Bibliográficos Pergamum, o acervo da Biblioteca do IEMCI está representado no Catálogo Coletivo das IES nacionais e realiza a catalogação cooperativa com as demais IES, compartilhando produtos e serviços, visando a redução dos custos, além de promover a difusão do seu acervo bibliográfico. Em 2017, cerca de 73% do acervo está automatizado. Através do Memorando n° 1295/2008, de ordem da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, foi apresentada para o cargo e Bibliotecário/Documentalista a servidora Heloisa Gomes Cardoso e em Janeiro/2017, de ordem da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, foi apresentada para o cargo e Bibliotecário/Documentalista a servidora Kátia Martins para desempenhar suas atividades nessa unidade. A satisfação do usuário é a essência do processo de atendimento (setor de referência). Por isso, na Biblioteca/IEMCI, valoriza-se as técnicas de atendimento: empatia, simpatia e o essencial que é saber questionar o usuário para oferecer serviços e produtos que necessita.

           A excelência do serviço de referência tornou-se prioridade em nossa biblioteca, pois repassa aos usuários uma imagem boa ou não da unidade de informação e seus serviços prestados. Assim sendo, com a finalidade de mensurar a satisfação dos usuários quanto ao serviço de referência, visa-se agilizar e aperfeiçoar o atendimento. A Biblioteca do IEMCI tornou-se um local prazeroso e dinâmico que oportuniza aos seus usuários, um serviço rápido e de qualidade e atividades de integração, objetivando conhecer e conviver mais com o usuário, estreitando relacionamentos interpessoais, de modo que os usuários saibam precisamente como usufruir de todos os benefícios que a biblioteca oferece.

 
Biblioteca do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110.
Contato | Créditos.